domingo, 4 de julho de 2010

MESTRE CAMISA UMA VIDA DEDICADO A CAPOEIRA

José Tadeu Cardoso, nascido em Jacobina, na Bahia, iniciou-se na Capoeira nos anos 60 com seu irmão mais velho, Camisa Roxa. Em seguida mudou-se para Salvador, indo morar no bairro da Lapinha, onde continuou a praticar capoeira nas rodas de rua, principalmente nas de Mestre Valdemar e Traíra, que eram realizadas na Rua Pero Vaz. Posteriormente foi treinar na academia de Mestre Bimba, onde se formou.

Rodou todo Brasil fazendo demonstrações de Capoeira na equipe de seu irmão, Camisa Roxa. Em 1972, com 16 anos, resolveu morar no Rio e começou a dar aulas em academias. No Rio de Janeiro, Camisa se dedicou à pesquisa da Capoeira, desenvolveu seu próprio método de ensino, seguindo os conceitos de Mestre Bimba.


Camisa fundou a Abadá-Capoeira, hoje presente em todos os estados brasileiros e em mais de 28 países do mundo, entre eles: Estados Unidos, México, Canadá, França, Dinamarca, Inglaterra, Israel, Angola,... São cerca de 40 mil capoeiristas, seguindo a filosofia, doutrinas, normas e fundamentos ditados pelo Mestre.


Mestre Camisa sempre deu ênfase à profissionalização da Capoeira, pois desde o seu primeiro emprego até hoje, sobrevive fazendo o que mais gosta: ensinando capoeira. Mestre Camisa desenvolve também um trabalho de apoio aos projetos de entidades que têm como fundamento, reverter a situação de miséria e abandono verificada em comunidades carentes. Em sua associação há profissionais capacitados para realizar trabalhos em escolas públicas e particulares, universidades, clubes, academias, condomínios e comunidades carentes.Mestre Camisa usa o caráter lúdico da Capoeira para que o aluno descubra suas aptidões, tanto físicas como intelectuais, ensina a cantar, a tocar instrumentos e um verdadeiro estilo de vida, onde a malandragem é uma forma de enfrentar as dificuldades da vida de maneira saudável. Mestre Camisa foi considerado um dos capoeiristas mais técnicos do mundo. (O Pelé da Capoeira).


Algumas passagens da trajetória do Grão Mestre Camisa até chegar ao Rio de Janeiro onde decidiu se fixar e posteriormente fundou a ABADÁ-CAPOEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário