domingo, 4 de julho de 2010

TEIA BRASIL 2010


Rondônia - 1/4/2010 - Mais Noticias

Pontos de Cultura de Rondônia participam da Teia Brasil 2010
A semana foi de festa para a cultura Rondoniense. Representantes dos 30 Pontos de Cultura do Estado de Rondônia participaram pela primeira vez de um encontro nacional dos Pontos de Cultura. Na quarta edição da “Teia Brasil” os rondonienses conheceram um pouco da diversidade cultural brasileira nas mostras artísticas das manifestações culturais de Pontos de Cultura de todas as regiões do Brasil.



A equipe da Secel com os representantes dos Pontos de Cultura na chegada em Fortaleza


“A teia nacional 2010 é um grande congraçamento entre os pontos de cultura, onde se percebe, na diversidade cultural, a grande riqueza cultural do Brasil”, comenta José Monteiro, coordenador dos Pontos de Cultura de Rondônia.

Durante o evento cerca de 5 mil pessoas participaram de debates, mesas redondas e oficinas sobre Gestão dos Pontos de Cultura, Economia da Cultura, Sustentabilidade, Formação de Rede, entre muitos outros temas abordados na Teia 2010 para promover a formação técnica dos representantes das instituições contempladas.

“Foi dada uma atenção maior no tema “prestação de contas”, que é a maior dificuldade das instituições. Gestores, secretários estaduais ou municipais e presidentes de fundações, responsáveis pela gestão das redes em seus estados, participaram de uma conferencia especial sobre o tema, comenta Carlos Castro, técnico da coordenação dos Pontos de Cultura de Rondônia.

No final da festa as ruas de Fortaleza (CE) receberam um cortejo de manifestações culturais com a participação de mais de 6 mil pessoas.

“Ficamos muito satisfeitos em saber que o Governo do Estado está bem representado nesse importante encontro para o desenvolvimento da cultura nacional. E mais ainda por ver que o trabalho da Secel está dando bons resultados”, complementa Jucélis Freitas, secretária da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

Fonte: Malu Calixto - A/I Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer


O 1º encontro presencial com a grande maioria dos representantes só foi possível por ocasião da Teia Nacional em Fortaleza, dia 26/03/2010, em virtude da distância e falta de infraestrutura para um encontro presencial em Rondônia antes dessa data. Durante essa reunião, discutiu-se os critérios de representatividade utilizados para escolher os representates da Rede Estadual durante a Teia Amazônia e as responsabilidades inerentes aos cargos, referendando-se os nomes de Raimundo Melo como representante estadual e Firmeneto como representação nacional/MinC; a seguir, a assembléia elegeu uma comissão para organizar o encontro regional durante o ano de 2010, compondo essa comissão de articulação, os seguintes nomes:Edjales Brito, Elcias Villar, Firmineto, Raimundo Melo e Joesér Alvarez;



Levantando a questão da Ação Tuxáua com a proposta das oficinas oferecidas aos Pontos durante a reunião, verificou-se que a questão da baixa interatividade na lista pela internet dá-se em função da falta de costume dos ponteiros com a cultura digital, aproveitando-se a ocasião para entregar pessoalmente o material de divulgação do Projeto Inventário das Sombras a cada representante, reforçando o convite para a realização das oficinas e agendando a realização de algumas conforme a disponibilidade e cronograma de cada Ponto;



Em função de uma série de fatores que interferem na comunicação e interação entre os diversos Pontos, diagnosticou-se a necessidade de encontrar formas mais eficazes para aumentar essa interação, propondo-se as seguintes ações como parte da Ação Tuxáua:

-criação de um periódico impresso que faça um link entre os Pontos e com a sociedade;

-utilização de contatos telefônico como forma mais eficaz de comunicação;

-insistir no emprego da comunicação eletrônica (e-mail, lista de discussão, internet) como forma de aproximar esses pontos no sentido de familiarizá-los com as ações da cultura digital;

-oferecimento de acessoria para criação de blogs na plataforma do culturadigital.br

-criação de um “banco de esporos digitais” ou seja, um site para disponibilização de arquivos eletrônicos e mesmo links para arquivos em outros bancos de dados, no sentido de disponibilizar conhecimento para livre acesso, fomentando questões relativas à cultura digital;

-fomentar a inscrição de outras ações desenvolvidas nos Pontos de Cultura de Rondônia no Premio tuxáua 2010;

Além disso, procurou-se estimular o intercâmbio de ações, bem como a proximidade da localização das sedes de alguns Pontos, no sentido de articular a instalação de um ou mais Pontões de Cultura, patamar alcançável, acredita-se, apenas para o ano de 2011, quando então estaria aberto o edital dos Pontões.



Previamente no entanto, cinco pontos de cultura já estão articulando-se numa sede única, no prédio do SATED/RO com esse objetivo, concentrando esforços e buscando cooperar entre si, constituindo o nucleo mais articulado dessa Rede.



Continuando as articulações junto aos Pontos,marcou-se a visitação e realização de novas oficinas na capital e no interior do Estado a partir do fim das festas juninas até o mes de outubro, haja vista que muitos dos Pontos de cultura estão desenvolvendo intensas atividades ligadas a esses festejos, permanecendo com uma agenda apertada e cheia de compromissos prioritários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário